Agenda SP + Verde: uso do etanol da cana-de-açúcar ganha protagonismo na transição energética

Foto: Governo de SP

Realizado no Palco Justiça Climática durante o Summit Agenda SP+Verde, o painel “Etanol: Solução Pronta Para a Descarbonização do Setor de Transportes” colocou o uso do etanol de cana-de-açúcar no centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação. O debate destacou os avanços do setor sucroenergético brasileiro, seus padrões de produção e o protagonismo do etanol na transição para uma economia de baixo carbono.

Participaram do painel André Valente, Diretor de Sustentabilidade da Raízen, e Danilo de Morais Veras, Public Affairs LAM da A.P. Moller Maersk, que discutiram desafios e soluções para ampliar o uso do etanol em diferentes modais de transporte, especialmente o marítimo. Eles ressaltaram que a descarbonização do setor depende não apenas do combustível limpo, mas também de planejamento e infraestrutura integrada, com investimentos em portos, dutos e logística — um verdadeiro ecossistema portuário sustentável.

O modelo brasileiro de produção de etanol foi apontado como um case de sucesso. A combinação entre inovação e tecnologia foi apresentada como chave para uma transição energética eficaz e de baixo carbono.

André Valente destacou a importância da produção sustentável e do papel das políticas públicas no fortalecimento da matriz energética limpa. “O Brasil tem um modelo robusto de produção de etanol que alia produtividade, inovação e sustentabilidade. O desafio agora é ampliar a aplicação dessa solução em diferentes setores, consolidando o etanol como vetor estratégico da transição energética nacional.”

Para Danilo de Morais Veras, o uso do etanol em embarcações representa um novo horizonte para o transporte sustentável. “O etanol é uma solução pronta e comprovada para a descarbonização do setor de transportes. Seu uso em diferentes modalidades, incluindo a marítima, está em estudo e pode demonstrar como tecnologia e inovação podem gerar impactos ambientais significativos e impulsionar o desenvolvimento sustentável. É preciso pensar verde para que a economia dos recursos não se sobreponha ao compromisso ambiental.”

Sobre o evento – O Summit Agenda SP+Verde é um evento internacional pré-COP promovido pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reúne especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater desenvolvimento sustentável e economia verde.

*As informações são da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.